Exercícios pélvicos a incontinência urinária
Se você pensa que a incontinência urinária é um problema da mulher mais velha está muito enganada. Tem sido cada vez mais frequente a queixa de perda de urina, principalmente aos esforços, como tossir, espirrar e até após uma risada gostosa, em mulheres mais jovens, de 20, 30 ou 40 anos.
A incontinência urinária é a incapacidade da bexiga controlar a micção, de grau variado. O resultado é o ligeiro escape involuntário de urina, que pode ser desagradável para muitas mulheres.
O problema é na grande maioria das vezes provocado por um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, responsáveis pela contração da região pélvica e contenção da urina dentro da bexiga.
As causas podem ser diversas, sendo as mais comuns decorrentes de gestação, tipo de parto, obesidade, sedentarismo e as deficiências hormonais associadas a perimenopausa e menopausa.
O tratamento da incontinência urinária é dirigido ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico com exercícios específicos, chamados exercícios de Kegel. Trata-se de fingir que vai urinar e depois segura, através do ato de relaxar e tensionar os músculos da região. Podem ser feitos a qualquer momento, sentado, deitado ou de pé e basta praticar intencionalmente o ato de segurar a urina para fortalecer os músculos locais.
É muito importante, nós mulheres, prestarmos atenção ao nosso corpo e não achar que é normal ter escapes pequenos de urina. Sabemos bem o quanto é importante praticar exercício físico regular para manter ossos e músculos fortes, e a região pélvica deve ser cuidada da mesma forma.